sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Também quero ser Au Pair na Holanda, o que faço? - Ju Silva

Um guia prático sobre as principais dúvidas para o processo de Au Pair na Holanda.

Primeiramente indico que você leia um pouco sobre o que é ser uma Au Pair, e também sobre o lifestyle do país pra ter certeza de que é isso mesmo que você quer. Assim como ter uma noção do que vai encontrar ao desembarcar na Holanda.

Falando um pouco da Holanda...

O Reino dos Países Baixos é assim conhecido por ter sido um país construído pelo homens, já ouviu a máxima "Deus fez o mundo e os holandeses a Holanda?", isso se deve ao fato de grande parte do território holandês já ter sido submerso um dia. O país também é conhecido pela grande quantidade de tulipas que colorem os campos de primavera e dos moinhos que pegam carona com os ventos do outono - além, é claro, dos famosos tamancos...



Outras duas características marcantes do país são a diversidade cultural e a tolerância social. A participante terá a oportunidade de ficar 1 ano na Holanda, cuidando de crianças e algumas vezes realizando light household tasks. Ao mesmo tempo, aprenderá sobre a cultura holandesa fazendo novos amigos e estudando. 

Quais os requisitos?
  • Idade: entre 18 e 30 anos;
  • Ter experiência com crianças (não precisa aquela comprovação igual aos EUA, ter cuidado do irmão ou do primo mais novo já conta);
  • Possuir nível intermediário de inglês ou holandês;
  • Ter concluído o ensino médio; e
  • Ser solteira e não ter dependentes.
Observação 1: ter carteira de motorista não é obrigatório já que o meio de transporte habitual é a bicicleta. 

Observação 2: o programa tem duração máxima de um ano.

Que agências trabalham com o programa de Au Pair na Holanda?

É aconselhável que você comece cadastrando seu perfil no Great Au Pair e no Au Pair World, assim você já pode encontrar uma família antes mesmo de procurar uma agência, porém o uso da agência é obrigatório pela legislação holandesa. Entre em contato com as agências e veja como o programa é oferecido em cada uma, tire suas dúvidas, leia depoimentos de meninas que já foram por elas e escolha aquela que melhor atenda suas necessidades.

O tempo para achar uma família e ter um match varia bastante, a média é de 3 meses, mas pode acontecer antes ou após esse prazo, por isso é importante que você se programe dentro da data que você pretende embarcar. Sugiro que mande o seu application o quanto antes, mesmo que não possa embarcar de imediato.

Como conseguir o visto?

A agência e a sua família dão entrada nele na Holanda e você deve indicar qual consulado no Brasil poderá ir para dar continuidade no processo. Você pode escolher entre Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A finalização do seu visto acontecerá na Holanda depois que você se registrar na prefeitura e ter feito seu exame de tuberculose. Essa primeira etapa (na Holanda) pode durar no máximo 5 semanas, mas já li depoimentos de vistos que foram aprovados em 10 dias. 

É possível se comunicar bem sem falar holandês?

Sim. A maioria dos holandeses fala inglês até mesmo em pequenas cidades. O ideal é você ter um inglês intermediário já que será o segundo idioma dos holandeses e o seu também, o que pode gerar pequenos problemas na comunicação, mas nada que uma boa mímica não resolva! Haha
Acredito ser possível voltar fluente em inglês pelo fato de que você irá exercitá-lo todos os dias, mas sem dúvidas um país onde a língua nativa é o inglês seria o mais indicado, porém acho que depende muito do esforço e interesse da pessoa em estudar... 

Tá, e quanto ganha uma Au Pair?

O pocket money pode variar entre 300 a 340 euros por mês. A House Orange oferece o programa de Au Pair Plus para quem já foi Au Pair e  o salário fica em torno dos 420 euros, mas me parece que essa diferença é em benefícios, já que o limite de 340 é imposto por lei. Também já vi meninas de outras agências recebendo o mesmo benefício, acho que depende da família.  

E dá para viajar com essa grana?

Tudo depende do quão econômica você conseguirá ser no seu dia-a-dia e da arte do "planejamento", mas é claro que viajar acompanhada diminui significativamente os valores pagos em hostels, como nem sempre dá para conciliar os dias livres, então o ideal mesmo é se planejar com a máxima antecedência possível e poupar.

Espero ter ajudado! 
See u
xxx

Nenhum comentário:

Postar um comentário