terça-feira, 23 de setembro de 2014

Do desejo para a realidade - Fabíola Passos

"Era um Rio que queria alçar voo
Ninguém notava suas lágrimas
Pudera ele conhecer o céu!


Os mares o achavam tolo, o Rio não guardava mágoas
Queria estar além dos véus."




Um poeta e grande amigo meu, depois de me consolar em uma dura e persistente crise existencial, escreveu essa poesia para mim. Acho que nada expressa melhor meu desejo: alçar voo! Acho que nasci com essa vontade, e para alguém que cresceu com um vida pacata como eu, foi preciso um longo caminho para identificar isso. É, eu cresci e segui os passos que me pareciam seguros: estudar muito, ganhar uma bolsa pra cursar Psicologia, seguir um caminho seguro de estágios, concluir o curso e finalmente conseguir o tão sonhado "bom emprego". Mas tudo isso me parecia mais com seguir a corrente do que com voar.

 Universidade Livre do Meio Ambiente, Curitiba, 2013.

Daí sabe quando encontramos aquela pessoa que te faz evoluir? Pois é, encontrei um amor que me ensinou sobre as melhores partes de mim; uma pessoa que me fez enxergar que um Rio nunca poderia voar, mas pode ter força pra mudar a correnteza. Hoje, quatro anos depois, somos noivos e sonhamos um mundo juntos, sem excluir nossos sonhos pessoais.

Meu anjo e eu no meu aniversário desse ano.

Foi uma longa jornada para decidir. Deixar um emprego seguro? Segurança não significa ser valorizada ou ter qualidade de vida (ah, como persigo isso!), mas não é um retrocesso profissional? Não para quem almeja uma bolsa de mestrado no exterior! Como lidar com a saudade da família e amigos? Vai doer e muito (só de me imaginar sem a sopa da vó, sem os conselhos das irmãs mais velhas, sem o carinho dos meus sobrinhos, sem a alegria contagiante das minhas amigas, e sem a força da mãe, o coração aperta), mas a tecnologia vai ajudar, e todo mundo um dia cresce e sai de casa. E a pergunta que não quer calar: E O SEU NOIVO? Amor de verdade é aquele que te faz voar longe, mas sempre te dá mil motivos pra voltar. Ninguém está me apoiando tanto quanto ele.


Minha base, minha vida, minha grande família - 2013

E nada é maior que o sonho de ir além, de conhecer outras culturas, fazer amigos, mas sobretudo fazer uma incrível viagem pra dentro de quem sou!

Aqui estou, conhecendo novas pessoas que vão compartilhar dessa aventura comigo com aquele frio na barriga que antecede os melhores momentos da vida, e não poderia estar mais feliz, mais ansiosa, mais grata.

A vida pode ser como desejamos, basta acreditarmos na potência da nossa correnteza. ;)



"Ria Rio, sem você não há mar algum

Ria Rio suas águas lhe falam: você não está só."

 - Desejo de um Rio, Thales Salgado

Um comentário:

  1. Minha linda é só o começo de uma linda aventura e de muitas conquistas, mais uma etapa da sua metamorfose. Morrerei de saudades e ja estou ansioso pela suas ferias pois sim eu irei aonde vc estiver para lhe ver. te amo tanto minha MeninaMulher.

    ResponderExcluir