quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Comidas típicas holandesas de final de ano - Ju Silva

Olá, meninas!

Estava pensando sobre o que falar nesse post, e nada mais saboroso que falar sobre as delícias de final de ano! E para nossa alegria (ou desespero), ele é recheado de comidas típicas.
Os festejos de Sinterklaas (São Nicolau), o Natal e Ano Novo trazem delícias que atendem aos desejos mais calóricos possíveis. O frio e a monotonia do cinza podem lhe espantar, mas duvido que você não fique nem um pouco tentado a experimentar alguns desses quitutes holandeses.

Biscoitinhos de canela: pepernoten ou kruidnoten

Esses biscoitinhos tem como base o açúcar mascavo, especiarias,  farinha e manteiga. São extremamente viciantes, embora o tamanho possa enganar-nos. Ele é pequeno, mas é quase um M&Ms de Sinterklass. Impossível comer um só!


Os pepernoten são comumente confundidos com os krudnoten, que são mais durinhos. A massa é mais firme. O formato e a cor dos kruidnoten são diferentes. Esses têm formato redondo e são mais escuros. E ainda vêm na versão coberta de chocolate, um pecado!



Letras de chocolate

Segundo a tradição holandesa, a pessoa ganha a inicial do seu nome em chocolate, mas curiosamente a letra mais vendida é o M, de mamãe, moeder, mama. Existem opções de chocolate ao leite, amargo e branco. Muitas são decoradas, mas a mais tradicional é da marca Droste.


Oliebollen - bolinhos de Ano Novo

Eles lembram o bolinho de chuva brasileiro. Uma massa feita com fermento, que é frita e que leva passas. Para dar o acabamento, uma névoa de açúcar de confeiteiro. Segundo a tradição, faz parte do cardápio de ano novo. Mas durante os últimos meses do ano podem ser comprados em toda parte em trailers instalados em feiras ou praças. Muitos deles não são de boa qualidade, mas quando você pega um bem sequinho e ainda quente, é uma verdadeira perdição!



Banketstaaf - massa folhada e amêndoas 

Essa é uma delícia típica de Sinterklaas e Natal, um rolinho de massa folhada, recheado com uma pasta de amêndoas, chamada spijs. O spijs é utilizado em muitos outros doces, biscoitos e tortas típicas da Holanda. Quentinho, acompanhado de um bom café, é imbatível!



Kerststol - o pão de Natal

Uma das estrelas da mesa de Natal, o Kerstsol é um pão com passas e recheado com a pasta de amêndoas (spijs). Não deixe de experimentá-lo!



Gevulde specullas - biscoito recheado de especiarias 

Specullas é um biscoito sequinho e crocante que leva diversas especiarias. Apesar de ser encontrado durante o ano todo, ele é típico das celebrações de Sinterklaas. Eles geralmente são assados em formas com motivos tipicamente holandeses. Existe uma versão indecentemente calórica, recheado com a pasta de amêndoas. É viciante!




Existem ainda muitos outros doces e ingredientes que são usados com frequência nessa época do ano. O marzipã é um deles. Por toda parte são vistos bonequinhos de Sinterklaas e Zwarte Pieten feitos de marzipã. Sem falar nas moedas de chocolate que as crianças adoram.

Essas são as gostosuras que irão nos ajudar a enfrentar o frio nesse inverno.

Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário